2º Dia- Zaanse Schans

Já cá estou novamente para contar mais aventuras da nossa viagem.

O segundo dia foi para mim muito especial. Visitámos 4 aldeias bem típicas nos arredores de Amesterdão, vimos fábricas de queijo, de tamancos, muitos campos verdejantes, eu tenho uma palavra para caracterizar este dia... Paradisíaco.

Vou dividir por 4 momentos, pois foram 4 aldeias e cada uma merece o seu espaço.


Logo pela manhã saímos para Zaanse Schans, encontramos um local que é uma mistura de fazenda com um parque temático.

È uma pequena vila com casas do sec.XVII e XVIII, com seis moinhos ainda em funcionamento incluindo um que faz mostarda. Uma fábrica de queijos, onde encontramos uma senhora a explicar o seu funcionamento, e uma dos tradicionais tamancos, onde havia uma exposição de imensas variantes deste calçado, em todas as fábricas é possível fazer compras e acompanhar a produção, quando fomos não havia ninguém a laborar... talvez por ser Domingo.




Também nas lojas os empregados se vestem com os trajes tradicionais.

A Vila fica nas margens do Rio Zaanse e todas as casas são de madeira, pintadas a verde com lindos jardins.

Actualmente existem 2 moinhos que são lagares de azeite, um de mostarda (onde comprei dois frasquinhos) um de minério e dois de serrar madeira - mas uma coisa nós começamos aqui a desconfiar... paga-se para tudo! Aqui era para entrar nos mionhos.
Por fim ainda tivemos tempo para nos deliciarmos com jogos tradicionais, pois existe uma "casinha" que tem vários materiais à nossa disposição (e não se paga!!). divertimo-nos bastante...



Zaanse Schans tem horário - está aberto de 2ª a domingo das 10H ás 17_H.

Eu rematava dizendo que esta aldeia parou no tempo, isto porque nos leva para outra época e transmite-nos uma tranquilidade que não temos no nosso dia a dia.


Eu ficava por lá...

A fábrica de queijos...
Exposição de tamancos,
Digam se não parece um verdadeiro bilhete postal?

Super divertido...

Comentários