Bruxelas -6º DIA

Adormecemos com esta paisagem ...

E acordámos com esta...

Depois de um fabuloso pequeno almoço e um joguinho na Playstation, pusemo-nos a caminho, tinhamos coisas novas para descobrir.

A nossa Madrinha -Maria Helena- deu-nos uma dica bastante útil ainda em Portugal: - fazer logo pela manhã um tour de autocarro por toda a cidade, e aí fomos nós...

O Sr. que estáva a "vender" estes serviços, não levou dinheiro dos meninos e deu-nos a oportunidade de fazer 2 dias pelo preço de 1(?)

E aí fomos nós...

Ficámos logo com uma ideia geral da cidade. Foi sem dúvida uma ideia genial, a cidade é bastante grande, por isso era impossível visitar tudo, através desta visita tivemos a ideia real da dimensão e da arquitectura de Bruxelas. Deixo algumas imagens dessa visita...






Durante o percurso fizemos várias paragens, mas vou falar de alguns sítios mais emblemáticos desta cidade que prima por uma vivência entre a história antiga e a actual de forma harmoniosa.

Grand Place,
Também chamada praça do mercado, onde acontecem os maiores eventos da cidade, rodeada de prédios históricos, é lindissima...







Uma das coisas que nos marcou, foi em todas as praças há pessoas sentadas no chão... não só em Bruxelas mas também nas praças de outras cidades que visitámos.
E como não queriamos ficar atrás aqui estamos nós ...

Num dos arcos da Grand Place temos Everard’t Serclaes que foi morto a defender Bruxelas no sec.XIV.Dizem que tocar no braço da estátua de bronze dá sorte…

Manekem Pils -
È uma atracção pouco vulgar, esta pequena estátua de um rapaz com apenas 30 cm de altura a urinar para um pequeno tanque é uma imagem bem típica de Bruxelas .


A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste rapazinho. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.
A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698, e seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade.


Eu confesso que tinha a noção do verdadeiro tamanho da peça, mas a vedade é que dá para ficar desiludido, pois a personagem é muito pequena. e tal como todos os outros turistas ficámos é espera para tirar a foto, pois havia muita a pessoas á volta.


Mas compensou a ida áquela rua! pois tem sem dúvida a melhor casa de Gauffes de Bruxelas... para nós claro!!!



Sablon-
Praça em forma triangular rodeada por elegantes casas, é sem dúvida uma área elegante e abastada de Bruxelas, uma zona com lojas de antiguidade, restaurantes requintados (não deve ser para as nossas bolsas!!!) e bares modernos. Fomos á Igreja de Sablon, que além de lindissima tem uns vitrais magnificos.



Galerias S. Hurbert
A linda galeria construída em 1847 é um atracão obrigatório de Bruxelas. Com seus cafés, lojas de chocolate e até cinema a galeria é um marco no centro de Bruxelas.

È sem dúvida um local muito bonito para visitar, e ficava mesmo perto do nosso hotel, as lojas são lindissimas, principalmente as de chocolate nesta é poca pascal.


A Rue de Bouches-

Uma prependicular das galerias,é onde ficam concentrados o maior número de restaurantes de frutos do mar. È uma rua de sonho, pois dá um visual bem diferente á cidade, tem autenticas montras de marisco, os empregados abordam-nos para nos convencer a entrar... tem uma vida fantás tica, ontei fomos lá jantar e ficámos com a ideia de ser uma rua cheia de vida, praticamente 24H.

Comissão europeia e o parlamento europeu–



Fomos á CASA MANUEL na Grande place - Um café de um português






A banda desenhada belga é uma parte tão famosa do país como o chocolate ou a cerveja. Antes, a Europa era inundada por banda desenhada Americana, mas os Nazis puseram um fim ao fornecimento. Os artistas locais preencheram o lugar e descobriram que havia muitas pessoas que preferia os heróis Nacionais. Assim nasceu a famosa criação Belga TIMTIM que com a sua cadela Milu é tão conhecida na Europa como o rato Mickey.

O seu Criador foi Hergé, que nasceu em Bruxelas em 1907.Também o Luke Luke criação de Moris em 1947 nasceu por estas banda. E mais PEYO também Belga tornou em 1983 “OS STRUNFES, num a BD de sucesso.
Actualmente Existem grandes imagens de BD a decorar edifícios no centro de Bruxelas.


Atomium tomiumsquare,
Esta enorme estrutura composta por 9 esferas interligadas por tubos, tem 102 metros de altura. Foi inaugurado em 1958, como ponto central da feira mundial de Bruxelas. Quase todas as esferas estão interligadas por escadas rolantes, em cada uma delas há atracções audovisuais. Da esfera mais alta tem-se uma vista espectacular de toda a cidade. Reflecte um átomo de ferro ampliado 165 biliões de vezes.




À noite fomos até á Grand Place, pois algo bastante importante ia acontecer essa noite...

Mas antes ainda passámos pela uma deliciosa loja de fruta com chocolate...





Às 24 horas, sentádos no meio da Grand Place, com um bolo improvisado de Gauffes (só podia pois é a terra deles!!!) Cantámos os Parabéns ao Gonçalo... Ele fazia 12 anos no dia 10 de Abril, e entrou nesse dia em plena Grand Place...








Ele fez-se Difícil, mas no fundo, no fundo ele gostou....


PARABÉNS GONÇALO

Comentários