Arcos de Valdevez

Depois de sairmos de Valença, o destino era Ponte de Lima - uma passagem rápida mas imperdível.

Ponte de Lima é a vila mais antiga portuguesa situa-se no Distrito de Viana do Castelo. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima, que dá o nome a esta vila.

O respeito e a manutenção dos espaços verdes reflecte-se na harmonia que os caracteriza. Na vila existem um conjunto notável de jardins que convidam a uma paragem para descontrair.
Com um património arquitectónico digno de uma apreciação detalhada, com paisagens únicas e inesquecíveis, não existem palavras para descrever onde nos leva este local, tão tranquilo e hospitaleiro.



Mas o nosso destino era ARCOS DE VALDEVEZ, ficámos no Parque de Campismo de
Entre-ambos-os Rios, um parque pequeno mas bastante agradável.

Perguntámos logo na recepção qual o melhor local para tomarmos um banho refrescante, ficámos a saber que bem perto existia um local bem recatado e com óptimas condições para um banhito...



Na cidade de Arcos de Valdevez, havia a festa anual, tudo estava enfeitado e com muito movimento, também aproveitámos para tomar um banhinho dentro da cidade no Rio Vez,



concurso de Bombos
Festa anual


Visitámos algumas aldeias visinhas como:

Suajo
A aldeia do Soajo é famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782. Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a protecção dos cereais. Parte destes espigueiros são ainda hoje utilizados pelas gentes da terra.


Uma das praias fluviais de Vila Verde





Braga



Ponte da Barca,



onde comemos um optimo arroz de serrabulho

E sempre que podíamos rumávamos até aquele lugar maravilhoso tomar uns belos banhos...

Acabou por aqui a nossa odisseia por terras do Norte, sem dúvida que o nosso Portugal é bem bonito...

Agora íriamos ter 5 dias mais descansados na celebre "Casinha da Serra".

Comentários