Férias Grandes- Agosto 2009

Chegou o grande dia!!! As férias grandes chegaram!!

Como todos sabem a praia não me fascina, adoro conhecer terras, gente, novas culturas, novos mundos. È para mim difícil passar 15 dias de praia e sol, aglomerados de gente... Então o Algarve!!! Bem!! Eu sei que a minha Mariana diz que todos os amigos vão para o Algarve e ela não (embora ela já lá esteve imensas vezes!), mas acreditem não acho um destino obrigatório...

Por isso e para marcar a diferença em vez de rumarmos para Sul, aí fomos nós em sentido contrário...
Por outro lado íamos sem estadias marcadas e com as tendas na bagagem, sempre tivemos o bichinho do campismo, coisa que me ficou da infância e dos tempos de escuteira, a aventura, o campo... sim, eu acho que é importante mostrar ás miúdas que existem formas de vida bem agradáveis sem grandes luxos e com algumas privações, e que se mostram bastante divertidas.

O Porto foi o nosso primeiro destino, tínhamos alguns locais que queríamos voltar ou mesmo visitar pela primeira vez.

Ficámos no Parque de Campismo Madalena em Vila Nova de Gaia, bem agradável e com piscina, o que agradou ás mais pequenas, depois de montar a tenda e arrumar a bagagem, fomos almoçar dentro do parque, e depois da digestão a piscina foi o nosso divertimento.

Depois fomos até á Foz de Gaia, um local bem agradável muito bem planeado, e com uma espectacular vista para o Porto... adorei! Principalmente a Francesinha que comi á beira do rio...

Depois de uma noite bem dormida, rumámos para o outro lado do rio, Começámos por uma descida do Rio Douro, fizemos a visita ás pontes...

Passeámos pelas ruas do Porto

Subimos a TORRE DOS CLÈRIGOS, esta tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. Foi construída entre 1731 e 1763, a partir de um projecto de
Nicolau Nasoni.

A LIVARIA LELLO

Esta era uma da visitas obrigatórias na cidade, confesso que nunca tinha a tinha visitado, por isso estava agendada... engraçado foi o tempo que demoramos a encontrá-la, estava á espera de um local imponente, mas não! Esta maravilha estava no meio de outros prédios, com um ar acanhado e pouco presunçoso...

As fotos não são proibidas... o que é bonito é para se ver e rever...

Descrita por Enrique Vila-Matas
como "A mais bonita livraria do mundo", em 2008 o periódico inglês The Guardian considerou-a a terceira mais bela do mundo.

O ambiente e absolutamente maravilhoso, transporta-nos para outros tempos, tempos em que a forma era tão importante como o conteúdo. Felizmente jóias destas sobreviveram ao betão!!!!!

Passeamos pela PONTE D. LUIS, que liga a cidade de Gaia á do Porto.

A construção iniciou-se em 1881 foi inaugurada em 31 de Outubro
de 1886
Actualmente o seu tabuleiro superior serve a Linha D
do Metro do Porto.

Tem uma vista lindíssima.

Fomos ás caves do Vinho do Porto - ás CROFT e OFFLEY

E acabámos o dia á beira mar em Gaia

No dia seguinte já com tudo desmontado e prontos para novas descobertas ainda visitámos dois importantes locais na cidade do Porto, e que não podíamos ir embora sem lá ir...

A Casa da Música que é a principal sala de concertos da Cidade. Fica na Rotunda da Boavista.

Foi projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas
, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 , no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.

Nunca tinha lá entrado, mas adorei o exterior, o ambiente que se vive, foi pena ser Agosto, pois a nível de eventos está tudo parado...

E o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves

O edifício, projectado pelo arquitecto Siza Vieira, é envolvido pelo Parque de serralves (com cerca de 3,5 hectares), onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal.

Na colecção permanente do museu, onde encontramos referenciados muitos artistas de destaque, é essencialmente constituída por obras realizadas desde os finais da década de 60 até aos dias de hoje.

E pronto! O que queríamos ver no Porto ficou visto, embora tenha ficado a saudades daquelas duas noites á beira rio...

Mas outras terras esperam por nós... e a próxima é...